terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Inicio



Ora boas a todos os Apicultores e não Apicultores amantes das abelhas.
Este é o meu primeiro Blog e consequentemente o primeiro Post.
Espero através deste meio mostrar como faço algumas coisas e partilhar experiencias .




Ora aqui está aquela que eu chamo a primeira flor do ano, as boas noites.
Para mim é o inicio da campanha e marca a altura do ano em que se começa a fazer as transumâncias. 

Na minha zona não existem muitas,só nos montes onde ainda ha alguma coisa lavrada, as colmeias vão para onde ha uma densidade maior, e juntando o bom ao mais bom acompanha de seguida de uma amendoeiras.


Ora aqui estão elas prontas a ir na sua viagem....
Umas mais fortes, outras mais fracas,.... e esperando sempre o melhor, que quando chegar o inicio da primavera elas ja estejam de caixa cheia ou quase cheia.

Aqui esta um tipo de acácia que elas já estão a trabalhar também.....

6 comentários:

  1. Bom dia Bruno. Parabéns pelo blogue! Boas fotos a relatar a sua paixão pelas abelhas. Votos de boa campanha.

    ResponderExcluir
  2. Um muito obrigado senhor dias. Vamos la a ver como corre este ano para poder colocar aqui umas boas imagens. uma boa campanha para si também se for o caso.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Bruno. Sou novato nestas andanças. Só tenho 3 enxames, estão muito bem encaminhados e espero desdobrar até final deste mês de março. Vamos ver como correm as coisas e o clima. De que zona do Algarve é? Eu sou de Alcoutim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clima nao tem estado nada favoravel este ano sr.Dias, vamos la a ver como corre este ano, aqui para baixo tem chovido estes dias o que vai dar uma ajuda de todo o tamanho, se deus quiser vai correr tudo bem com os enxames e vai conseguir duplicar facilmente o efetivo.
      Eu sou de perto de Almodôvar, mas moro em Albufeira.
      Um grande abraço e obrigado por participar nesta experiência do blog.

      Excluir
    2. Bom dia Bruno! Então como correu o ano? Por aqui correu lindamente. A água não foi muita mas a suficiente para a flora de abril e para as abelhas trabalharem incansavelmente, enchendo tudo quanto lhe punham em cima. Eu como ainda estou no início da atividade, arranquei com 3 enxames terminei com 14. Entre desdobramentos e enxames apanhados. Foi uma grande lição prática, foi prazeroso aplicar a teoria à prática e ver a explosão de abelhas. Chegados à 1ª semana de maio tudo parou. Dos 3 enxames que desdobrei, alguns mais que uma vez ainda vou crestar quatro 1\2 alças para provar o delicioso néctar das abelhas.

      Excluir
    3. Ora bons dias Sr. Dias, aqui em baixo também foi como o senhor disse que correu ai em cima,o abril foi bom mas na ultima semana a coisa ja estava a dizer o que se ia passar e acabou por morrer tudo na primeira semana de Maio, mas o que me safou foi que consegui levar algumas colmeias para os pomares de laranjeiras e praticamente é o mel que tenho este ano, nestes dias elas ja estao a começar a ficar mais fracas, ja trouxe algumas colmeias mortas para casa, a flora de verao nao esta nada boa este ano, ta tudo adiantado e seco acho que vai ser a tirar mel e a meter sacos de alimento passado 1 mês., nao esta nada famoso mas eu vou atualizando a informaçao.

      Excluir